-
Arquitetos: Daniel Maggs Architects
- Área: 462 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:David Malan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na encosta da cidade alta de Table Mountais, às margens da Reserva da montanha. Ela fica em um belo terreno com bastante vegetação, que conta com ameixeiras e tem um escalonamento natural que descende em direção à rua. A planta da casa é um retângulo disposto ao longo da encosta que se aproveita dos muros de contenção e as marcas de uma estrutura mais antiga, de modo a não perturbar as árvores e o jardim existentes. A casa se abre em três terraços com jardim separados, em diferentes níveis.
No térreo, a casa oferece espaços de trabalho flexíveis, incluindo um estúdio, escritórios e um pequeno apartamento. No primeiro pavimento estão os principais espaços de estar e dormitórios. O segundo andar também contempla dormitórios, além de uma sala de jogos. A frente da casa é articulada como um brise soleil habitável. Esta estrutura emoldura uma vista da montanha de Lions Head ao mesmo tempo em que regula a luz solar e cria uma varanda.
A circulação principal foi implantada no meio da casa e atua como uma lanterna articulada gigante, que é naturalmente acesa de cima durante o dia e artificialmente iluminada à noite, trazendo uma luz suave e difusa para os espaços internos. Os ambientes de estar são protegidos por um telhado em forma de borboleta com uma calha gigante no meio, que abastece tanques com água da chuva. O perfil do telhado inclinado permite uma variedade de espaços interessantes abaixo, com diferentes alturas de pé direito e inclinações, criando tanto salas mais altas, quanto espaços baixos e mais contidos.
Com paredes deslizantes, os espaços são flexíveis e adaptáveis, permitindo uma variedade de usos diferentes. Os materiais da casa são em grande parte paredes de tijolo e gesso, com alguns fechamentos de concreto, aço e madeira. A casa, em grande medida, é auto-sustentável e projetada para regular o clima de forma passiva. A impressão geral é a de um "navio encalhado" que repousa entre as árvores e que gradualmente se funde com o jardim.